segunda-feira, 16 de março de 2009

AMD prepara conquista a 32 nm para 2010

Depois de fazer um spin-off às suas divisões The Foundry Co., a AMD fica inteiramente disponível para produzir processadores. Contradizendo o seu antigo roadmap que dava conta de que a empresa iria começar a produzir processadores de 32 nm em 2011, Dirk Meyer, CEO da AMD, informou que a empresa irá iniciar a produção desses processadores a 32 nm já em 2010.

O novo processo de fabricação irá permitir à fabricante de chips aumentar o número de transistores para adicionar novas funcionalidades e poder de computação. Hoje, a 2 de Março, a AMD é esperada para fechar o acordo com a Advanced Technology Investment Company (ATIC) de Abu Dhabi para formar a nova The Foundry Company (TFC). This would render AMD fabless. A empresa irá focar-se no desenvolvimento de design para processadores, enquanto a TFC irá ficar encarregue da fabricação dos mesmos.

A AMD irá ficar atrasada cerca de 1 ano face à sua rival Intel no que toca à tecnologia de 32 nm. A Intel tem planos para lançar os seus primeiros processadores a 32 nm durante o último trimestre do corrente ano. Os designs da AMD estarão terminados a meio de 2010, sendo que o ínicio da distribuição de processadores só deverá acontecer no último trimestre de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário